quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TRANSCRIÇÃO DE ALGUNS TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA



1. "Em entrevista, tostão diz que não houveram conversas sobre o modo como o governo médici foi estampado quando a copa foi ganha no ano de 1970.
Tostão diz que a maioria dos jogadores e alheia a situação politica do pais e no inicio, pelé também pois nunca teve uma posição mais publica da parte de pelé. Ele diz que se incomodava demais com os problemas politicos, e sua família era estremamente contra. Na copa, ele diz, que fez o seu melhor e deixou os problemas de lado, e diz que só percebeu a importancia politica deste ganho quando voltou ao pais sendo recebido pelo medici em brasilia e diz que se criticou muito por ter ido lá."

2. "Em entrevista dada por Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, para a CEBRAP em 1993, ele afirma que depois de Saldanha sair da seleção brasileira, não houve conversa sobre o governo médici, pois a maioria dos jogadores eram alheias a situação politica do país, que passava pelo "pior" regime militar.
Ele depois afirma que muitos jogadores da seleção prestava atenção especialmente no jogo, no seu trabalho e que não se manifestavam sobre o regime. E que depois disso ele se mostrou arrependido por ter sido recebido pelo médici."

3. "Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, em uma entrevista feita no ano 1993 criticou o governo da época e fez citações sobre a sua posição política e dos seus amigos de time.
Na visão de Tostão e dos outros jogadores a política não tinha importância o que realmente importava para eles era jogar e vencer a Copa de 1970, deixando assim o governo de lado.
Mas era evidente para todos que Médici, presidente da Républica na época, tinha grande poder sobre o futebol, com a troca de Saldanha por Zagalo. Deixando claro que política e o futebol estavam profundamente ligados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário