quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

EXERCÍCIO DE REFORMULAÇÃO DE FRASES

As frases a seguir apresentam problemas de conteúdo e/ou forma de expressão. Identifique-os e reescreva-as de modo a eliminar esses problemas.


1) "Segundo Tostão na época da Copa, ele não pensava muito em assuntos políticos e também nem conversava sobre isso, pois a maioria dos jogadores eram alheios à situação política do país."

2) "Hoje Tostão percebe como a Copa ajudou a imagem da ditadura brasileira, ainda mais por ter seus próprios ideais políticos (contra a ditadura)."

3) "Quando ganharam a Copa ninguem percebeu o valor político que isso tinha, o que o encomoda muito."

4) "Tostão afirma que não havia conversas sobre o modo de que a vitória da Copa serviu para "encobrir" o governo Médici, principalmente após a saída de João Saldanha (ex-técnico da seleção brasileira)."

5) "Tostão estava muito focalizado no futebol, e achou que a política não tinha ligação com o esporte, mas quando ele foi recebido pelo Médici não se importou, pois o que importava eram as festas e as comemorações."

6) "Em uma entrevista com Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, jogador de futebol brasileiro, confessa que não haviam conversas entre ele e os jogadores, sobre a política do governo Médici, principalmente após a saída de Saldanha."

7) "Em uma entrevista consedida pela Cebrap, o ex-jogador de futebol Tostão; o maior questionamento foi entre a Copa de 70 e a política (regime militar) de Médici, onde a maioria dos componentes da seleção estavão alheios a situação principalmente na substituição de Saldanha por Zagalo, eles estavão preocupados em ganhar a Copa (...)"

8) "Na entrevista Tostão, o melhor jogador do Brasil nessa copa, a entrevista foi sobre a relação a ditadura militar e a copa de 70, no México."

9) "Tostão diz que os jogadores da seleção brasileira estavam preocupados com a ditadura, Porém todos estavam mais preocupados em vencer a copa."

10) "O atleta cita que no vestiário nunca houve comentário principalmente após a saída de Saldanha e diz também que Pelé também era alheio a essa situação."

11) "Saldanha, técnico da seleção que depois foi substituído por Zagalo, por problemas políticos e como os jogadores eram alheios à situação política."

12) "Criticou muito quando voltaram do México e foram recebidos pelo Médici em Brasília, se sentiu encomodado e tinha preocupação com seus colegas, entre eles o Pelé."

13) "Depois que Saldanha saiu, não haveram converças, pois os jogadores da seleção evitavam comentar sobre política em relação a Pelé, mesmo assumido que a copa era prioridade."

14) "Os jogadores da seleção estavam tornando-se alheios aquela situação do país e Tostão ainda diz que os amigos, e familiares mais intimos eram extremamente contra o regime que ocorria no país."

15) "Um dos maiores jogadores da Copa de 1993 Eduardo gonçalvez de Andrade, Tostão, foi entrevistado. Na época estava uma felicidade em um momento duro no país, o regime militar."



EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE TEXTO SOBRE TEMA DA UFPR

Relacione as idéias de cada grupo de palavras em períodos e forme, com esses períodos, apenas um parágrafo. Observe, como exemplo, o relacionamento das idéias do 1º grupo de palavras.

1º) conquista da Copa de 70 - estratégia de propaganda do regime militar - proveito da euforia causada pela conquista do tricampeonato mundial - desvio da atenção do público dos abusos cometidos pelo regime

"A conquista da Copa de 1970 foi usada pela ditadura como uma estratégia de propaganda do regime, que tirou largo proveito da euforia causada pela conquista do tricampconato mundial para desviar a atenção do público dos abusos que come­tia."

2º) concentração da maior parte dos atletas brasileiros, inclusive Pelé, em seu objetivo profissional - alheamento aos problemas políticos do país - desinteresse de refletir, naquele momento, sobre os problemas políticos do país


3º) declaração, hoje, de um desses atletas, Tostão - incômodo pela exploração política de que ele e os demais jogadores foram objeto


4º) alegria de ter ganho a Copa - arrependimento do atleta

domingo, 8 de fevereiro de 2009

SOBRE A CORREÇÃO DAS REDAÇÕES - TEMA DA UFPR

Parabénsssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O conteúdo das redações está bem melhor.

Mas a forma de expressão de algumas redações ainda pode ser melhorada. Nas próximas aulas, as redações com algum problema serão escritas novamente. Só assim, vocês se tornarão imbatíveis em redação.

Abraços

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TRANSCRIÇÃO DE ALGUNS TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA



1. "Em entrevista, tostão diz que não houveram conversas sobre o modo como o governo médici foi estampado quando a copa foi ganha no ano de 1970.
Tostão diz que a maioria dos jogadores e alheia a situação politica do pais e no inicio, pelé também pois nunca teve uma posição mais publica da parte de pelé. Ele diz que se incomodava demais com os problemas politicos, e sua família era estremamente contra. Na copa, ele diz, que fez o seu melhor e deixou os problemas de lado, e diz que só percebeu a importancia politica deste ganho quando voltou ao pais sendo recebido pelo medici em brasilia e diz que se criticou muito por ter ido lá."

2. "Em entrevista dada por Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, para a CEBRAP em 1993, ele afirma que depois de Saldanha sair da seleção brasileira, não houve conversa sobre o governo médici, pois a maioria dos jogadores eram alheias a situação politica do país, que passava pelo "pior" regime militar.
Ele depois afirma que muitos jogadores da seleção prestava atenção especialmente no jogo, no seu trabalho e que não se manifestavam sobre o regime. E que depois disso ele se mostrou arrependido por ter sido recebido pelo médici."

3. "Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, em uma entrevista feita no ano 1993 criticou o governo da época e fez citações sobre a sua posição política e dos seus amigos de time.
Na visão de Tostão e dos outros jogadores a política não tinha importância o que realmente importava para eles era jogar e vencer a Copa de 1970, deixando assim o governo de lado.
Mas era evidente para todos que Médici, presidente da Républica na época, tinha grande poder sobre o futebol, com a troca de Saldanha por Zagalo. Deixando claro que política e o futebol estavam profundamente ligados."

domingo, 1 de fevereiro de 2009

ATENÇÃO

Quando você acessar o blog, verifique em "arquivo do blog" (lado direito) o que foi postado para a aula de cada semana.


Para esta semana, foram postados os seguintes textos:

  • Problemas encontrados nas redações sobre o tema da UFPR e orientações para próxima aula
  • Aulas 1 e 2
  • Redações produzidas por vestibulandos na prova da UFPR